Glitter Words
Sou uma pessoa feliz e de bem com a vida. Estou muito entusiasmada com meu trabalho, isto porque faço o que me agrada, o que me estimula...Gosto de estudar, de buscar novos conhecimentos e novas práticas. Encontro-me num constante processo de aprendizagem, onde procuro absorver o máximo de tudo, enriquecendo minha prática profissional. Espero poder contribuir com outros profissionais da área de Educação, mostrando um pouco do que sei fazer de melhor: trabalhar com Informática Educativa. Agradeço, desde já, a visita e a atenção de cada um que prestigia este espaço. Um abraço e volte sempre!!!

Recados e Imagens - Frases - Orkut

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

INFORMÁTICA E PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A tecnologia renovando o Processo Educativo

A educação nos dias atuais está passando por um processo de renovação de espaços, de resignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. Um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista. A escola como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem deste dinamismo (Kenski,1998).
Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades” dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos.
A tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário,deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação (Kenski, 1998)
Portanto, a informática, serve para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo.

Nenhum comentário: